Escolha uma Página

3 Universos: A Psicologia, Flávio Augusto e a Winner’s Carioca

17/maio/2022Estratégias, Lições Aprendidas

Os psicólogos podem aprender muito com a história do Flávio Augusto

Muitos conhecem as histórias de sucesso de Flávio Augusto, outros podem nem conhecê-lo.

Flávio Augusto é o dono da Wise Up, uma das maiores plataformas de ensino de inglês do mundo!

Mas o que a história dele tem a ver com os novos conceitos que as psicólogas e os psicólogos vêm absorvendo? 

A marca.

No título deste artigo, mencionei a psicologia, a Wise Up (agora você já sabe porque) e também a Winner’s Carioca. E a pergunta que fiz foi o que este 3 têm em comum?

Bem, Flávio Augusto, também dono da sucesso.com, levou um grande baque logo no início dos seus negócios.

Um belo dia ele recebeu uma notificação por estar usando o nome que criou para os seus negócios, a Winner’s Carioca. Depois de um estudo com designers, de se apegar à marca, criar logomarca, peças publicitárias, viu que estava impedido de dar sequência à sua marca.

Judicialmente, sem que soubesse, ele estava agredindo o direito de outra empresa de cursos de inglês e fora acionado na justiça.

Para ele, ter o negócio registrado na junta comercial e ter o seu CNPJ era o suficiente e isso quase o fez desistir, mas seu espírito empreendedor o fez dar a volta por cima e criar a Wise Up, com sucesso no mundo inteiro.

Com esta breve introdução eu te pergunto: você já criou a sua logomarca? Tem as suas cores definidas? Tem sua marca registrada no INPI?

E agora Renato, como eu vou fazer? E se alguém já for dono da minha marca?

BLOG EPP ARTIGO 003 Corpo 1

Pior ainda será se sua marca for o seu nome e alguém já tiver, por incrível que pareça, dado entrada nos papéis de registro, isso quer dizer que neste momento você pode estar perdendo a sua marca.

Mas existe algo que você pode fazer: faça uma busca pela sua marca e saiba oficialmente se você pode registrá-la ou se vai ter que adquiri-la como propriedade sua, o que é uma batalha bem complexa.

Apesar de mega burocrático, você mesmo pode fazer o registro da sua marca, não tem mistério. O que exige uma atenção muito grande é o acompanhamento de todo o processo, que pode durar de 1 a 3 anos.

Neste período você precisa ficar continuamente checando o processo para não correr o risco de ser solicitada em algo, deixar passar o prazo e mesmo com processo em andamento, perder a sua marca.

Existem também as empresas que fazem este tipo de serviço, não só registram a sua marca, como também fazem todo o acompanhamento do seu processo de registro de marca.

As minhas marcas, por exemplo, são todas registradas pela Imperium, da minha grande e competente amiga Éricka Cahstro. 

Desta forma fico tranquilo e sei que tem alguém competente com toda uma equipe, não só monitorando, mas fazendo pesquisas que eu nem faço ideia de como fazer.

Renato, quero registrar minha marca e não tenho tempo ou fico com medo de dar errado, o que eu faço?

Primeiramente entenda que não é tão difícil, é um pouco burocrático e aqui abaixo vou te passar 5 passos que você pode fazer com tranquilidade e desenvolver o seu processo sem medo.

Ainda assim, se quer ter tempo e não ficar preocupada em perder algum processo do registro da sua marca e acabar perdendo-a, faça como eu fiz, desenvolva o seu processo com alguma empresa (lembre-se de certificar que é uma empresa séria e que vai monitorar o tempo necessário), e pronto!

A Érika da Imperium, geralmente, abre algumas oportunidades de acompanhamento de registros de marca. Ela tem uma equipe especializada para isso e sempre abre um período para as empresas e autônomos solicitarem seus registros por meio dos serviços dela.

Conversamos muito sobre isso e sobre minha posição com todo o meu projeto, estratégias para psicólogos e ela resolveu abrir um grupo de atendimento exclusivo para psicólogos.

Clique aqui e veja se a oportunidade ainda está aberta e registre a sua marca!

Caso não haja mais esta oportunidade, clique acima e mande uma mensagem para ela, quem sabe ela pode ajudar você ou alguma colega que precise desta ajuda.

Mas Renato, eu gostaria de fazer eu mesma o meu registro!

BLOG EPP ARTIGO 003 Corpo 2

É claro que você pode fazer o seu registro e se enveredar pela estrada de monitoramento e eu vou te falar o que é preciso, veja a lista abaixo, inclusive, no final deste artigo você terá acesso a um treinamento de como registrar a sua marca, totalmente de graça.

Um curso cedido pela própria Érika Cahstro para a área fechada do curso de Ateliê de Estratégias para Psicólogos, mas que eu sinto na obrigação de disponibilizar para todas as psicólogas, mesmo as que não adquiriram o Ateliê.

Mas antes mesmo de acesso o curso e aprender, entenda os passos básicos que precisará dar::

Passo 1 – Defina com CLAREZA a sua marca

Antes mesmo de iniciar sua jornada de registro de marca, a primeira coisa que precisa fazer é estar certa da marca que irá registrar. E aqui gosto de dar um exemplo da Nestlé.

A Nestlé tem a sua marca, é essa a marca da empresa, do negócio. No entanto, ela tem diversas marcas como Leite Condensado Moça, Achocolatados, chocolates diversos, cada um tem a sua marca registrada.

Assim, a primeira marca que precisa pensar é a que representa o seu negócio de psicologia.

Passo 2 – Faça uma busca no site oficial do INPI  

Com isso definido, hora de começar as suas pesquisas no site do INPI, acesse o site o INPI https://www.gov.br/inpi/pt-br e faça a pesquisa da marca que definiu conforme o site direciona.

Lembre-se, esta é a primeira ação oficial sobre registrar a sua marca, faça a pesquisa corretamente para evitar erros no seu processo. 

Passo 3 – Gere a sua GRU

Após fazer a sua pesquisa e constatar que nenhuma outra pessoa requereu o nome da marca do seu negócio, hora de gerar a GRU.

A GRU nada mais é do que a sigla de Guia de Recolhimento da União. Como o órgão no qual você registra a sua marca é governamental, você precisará pagar a taxa para o governo, que no caso, é esse documento. 

Fique tranquila, o documento é emitido no próprio site do INPI.

Passo 4 – Gere o seu Pedido de Registro

Após pagar a GRU hora de gerar o seu pedido de registro de marca. Neste momento você estará iniciando o processo de registro da sua marca.

A partir deste momento você inicia uma trajetória de conferências e retornos conforme demanda por um período de 1 a 3 anos.

Passo 5 – Faça o Acompanhamento

Hora de acompanhar o seu processo, faça pelo menos 2 conferências por semana no seu processo. 

Passo 6 – Atenda ao Resultado

Caso seu pedido for deferido (aceito), você deverá pagar as novas taxas geradas e aguardar a sua certificação. Caso seja indeferido, caberá entrar com recursos.

Normalmente, as empresas possuem um entendimento melhor de quando fazê-lo, na verdade, segundo a Érika, fica-se o tempo todo monitorando, saiu algo, imediatamente interage para fazer o processo voltar ao curso.

Lembre-se de ficar atenta aos e-mails do INPI e garanta a sua marca. Quando ela for garantida a você, terá um sentimento muito maior de propriedade, do contrário, estará correndo o risco de um dia alguém requerer tudo que você está construindo.

Vamos resumir? O que você ganha registrando a sua marca?

Essa seria uma boa pergunta para me fazer, concorda? Então vamos lá, alguns pontos que são pertinentes comentar:

Ponto 1 – Direito de Uso Exclusivo

Ponto 2 – Exclusividade no Segmento do Mercado

Ponto 3 – Gerar Processos de Danos Morais

Ponto 4 – Monetizar por Royalties

Registrar a sua marca é a única forma de proteger-se legalmente sobre qualquer outro que venha requerê-la um dia. Há criminosos nesta área. Eles rastreiam marcas que começam a ter visibilidade e registram-na antes de seus proprietários.

Segundo matéria do Diário do Comércio em 26 de Janeiro de 2019 (vê-se nos arquivos digitais do Diário), naquela época, mais de 80% dos MEI e Microempresários já possuíam sua logomarca, sem terem, nem ao menos, fazerem a consulta no site oficial do INPI.

No início do artigo mencionei que o Flávio Augusto perdeu o direito à marca que ele criou, foi um baque, mas ele se reergueu e fundou uma das maiores empresas voltadas para aprendizado da língua inglesa.

Mas tem mais nomes famosos que perderam a guerra por marcas que criaram!

Uma banda chamada Natiruts teve, inicialmente, o nome de Nativus. No entanto, outra banda já havia registrado, consequência, foram processados e ainda tiveram que mudar de nome.

Lembra do É o Tchan? Pois é, no início se chamava Gera Samba, mais um grupo que teve problemas e tiveram que mudar de nome.

Até a Victoria’s Secrets teve problemas, acredita? 

Ela criou uma coleção de referência ao termo PINK e Thomas Pink, há muito tempo fazendo negócios na Europa e com a marca de seu produto PINK, não perdeu tempo. Processou a Victoria’s Secrets e o processo segue em justiça.

Ou seja, isso é sério em qualquer lugar do mundo. Portanto, vou fazer mais do que disponibilizar este artigo para você. Aqui abaixo tem o link para você acessar a área de Bônus do Ateliê dentro da Hotmart, sem pagar nem um centavo.

>> QUERO APRENDER COMO REGISTRAR MINHA MARCA EU MESMA!

Pronto! Acesse e aproveite não só estas aulas como muuuitas outras surpresas para você, aproveite tudo.

Massss, antes comente: Você considera importante garantir o futuro da sua carreira vista como um negócio, registrando a sua marca? Comente aqui abaixo.

Print Friendly, PDF & Email