3 Universos: A Psicologia, Flávio Augusto e a Winner’s Carioca
Os psicólogos podem aprender muito com a história do Flávio Augusto
Muitos conhecem as histórias de sucesso de Flávio Augusto, outros podem nem conhecê-lo.
Flávio Augusto é o dono da Wise Up, uma das maiores plataformas de ensino de inglês do mundo!
Mas o que a história dele tem a ver com os novos conceitos que as psicólogas e os psicólogos vêm absorvendo?
A marca.
No título deste artigo, mencionei a psicologia, a Wise Up (agora você já sabe porque) e também a Winner’s Carioca. E a pergunta que fiz foi o que este 3 têm em comum?
Bem, Flávio Augusto, também dono da sucesso.com, levou um grande baque logo no início dos seus negócios.
Um belo dia ele recebeu uma notificação por estar usando o nome que criou para os seus negócios, a Winner’s Carioca. Depois de um estudo com designers, de se apegar à marca, criar logomarca, peças publicitárias, viu que estava impedido de dar sequência à sua marca.
Judicialmente, sem que soubesse, ele estava agredindo o direito de outra empresa de cursos de inglês e fora acionado na justiça.
Para ele, ter o negócio registrado na junta comercial e ter o seu CNPJ era o suficiente e isso quase o fez desistir, mas seu espírito empreendedor o fez dar a volta por cima e criar a Wise Up, com sucesso no mundo inteiro.
Com esta breve introdução eu te pergunto: você já criou a sua logomarca? Tem as suas cores definidas? Tem sua marca registrada no INPI?
E agora Renato, como eu vou fazer? E se alguém já for dono da minha marca?
Pior ainda será se sua marca for o seu nome e alguém já tiver, por incrível que pareça, dado entrada nos papéis de registro, isso quer dizer que neste momento você pode estar perdendo a sua marca.
Mas existe algo que você pode fazer: faça uma busca pela sua marca e saiba oficialmente se você pode registrá-la ou se vai ter que adquiri-la como propriedade sua, o que é uma batalha bem complexa.
Apesar de mega burocrático, você mesmo pode fazer o registro da sua marca, não tem mistério. O que exige uma atenção muito grande é o acompanhamento de todo o processo, que pode durar de 1 a 3 anos.
Neste período você precisa ficar continuamente checando o processo para não correr o risco de ser solicitada em algo, deixar passar o prazo e mesmo com processo em andamento, perder a sua marca.
Existem também as empresas que fazem este tipo de serviço, não só registram a sua marca, como também fazem todo o acompanhamento do seu processo de registro de marca.
As minhas marcas, por exemplo, são todas registradas pela Imperium, da minha grande e competente amiga Éricka Cahstro.
Desta forma fico tranquilo e sei que tem alguém competente com toda uma equipe, não só monitorando, mas fazendo pesquisas que eu nem faço ideia de como fazer.
Renato, quero registrar minha marca e não tenho tempo ou fico com medo de dar errado, o que eu faço?
Primeiramente entenda que não é tão difícil, é um pouco burocrático e aqui abaixo vou te passar 5 passos que você pode fazer com tranquilidade e desenvolver o seu processo sem medo.
Ainda assim, se quer ter tempo e não ficar preocupada em perder algum processo do registro da sua marca e acabar perdendo-a, faça como eu fiz, desenvolva o seu processo com alguma empresa (lembre-se de certificar que é uma empresa séria e que vai monitorar o tempo necessário), e pronto!
A Érika da Imperium, geralmente, abre algumas oportunidades de acompanhamento de registros de marca. Ela tem uma equipe especializada para isso e sempre abre um período para as empresas e autônomos solicitarem seus registros por meio dos serviços dela.
Conversamos muito sobre isso e sobre minha posição com todo o meu projeto, estratégias para psicólogos e ela resolveu abrir um grupo de atendimento exclusivo para psicólogos.
Clique aqui e veja se a oportunidade ainda está aberta e registre a sua marca!
Caso não haja mais esta oportunidade, clique acima e mande uma mensagem para ela, quem sabe ela pode ajudar você ou alguma colega que precise desta ajuda.
Mas Renato, eu gostaria de fazer eu mesma o meu registro!
É claro que você pode fazer o seu registro e se enveredar pela estrada de monitoramento e eu vou te falar o que é preciso, veja a lista abaixo, inclusive, no final deste artigo você terá acesso a um treinamento de como registrar a sua marca, totalmente de graça.
Um curso cedido pela própria Érika Cahstro para a área fechada do curso de Ateliê de Estratégias para Psicólogos, mas que eu sinto na obrigação de disponibilizar para todas as psicólogas, mesmo as que não adquiriram o Ateliê.
Mas antes mesmo de acesso o curso e aprender, entenda os passos básicos que precisará dar::
Passo 1 – Defina com CLAREZA a sua marca
Antes mesmo de iniciar sua jornada de registro de marca, a primeira coisa que precisa fazer é estar certa da marca que irá registrar. E aqui gosto de dar um exemplo da Nestlé.
A Nestlé tem a sua marca, é essa a marca da empresa, do negócio. No entanto, ela tem diversas marcas como Leite Condensado Moça, Achocolatados, chocolates diversos, cada um tem a sua marca registrada.
Assim, a primeira marca que precisa pensar é a que representa o seu negócio de psicologia.
Passo 2 – Faça uma busca no site oficial do INPI
Com isso definido, hora de começar as suas pesquisas no site do INPI, acesse o site o INPI https://www.gov.br/inpi/pt-br e faça a pesquisa da marca que definiu conforme o site direciona.
Lembre-se, esta é a primeira ação oficial sobre registrar a sua marca, faça a pesquisa corretamente para evitar erros no seu processo.
Passo 3 – Gere a sua GRU
Após fazer a sua pesquisa e constatar que nenhuma outra pessoa requereu o nome da marca do seu negócio, hora de gerar a GRU.
A GRU nada mais é do que a sigla de Guia de Recolhimento da União. Como o órgão no qual você registra a sua marca é governamental, você precisará pagar a taxa para o governo, que no caso, é esse documento.
Fique tranquila, o documento é emitido no próprio site do INPI.
Passo 4 – Gere o seu Pedido de Registro
Após pagar a GRU hora de gerar o seu pedido de registro de marca. Neste momento você estará iniciando o processo de registro da sua marca.
A partir deste momento você inicia uma trajetória de conferências e retornos conforme demanda por um período de 1 a 3 anos.
Passo 5 – Faça o Acompanhamento
Hora de acompanhar o seu processo, faça pelo menos 2 conferências por semana no seu processo.
Passo 6 – Atenda ao Resultado
Caso seu pedido for deferido (aceito), você deverá pagar as novas taxas geradas e aguardar a sua certificação. Caso seja indeferido, caberá entrar com recursos.
Normalmente, as empresas possuem um entendimento melhor de quando fazê-lo, na verdade, segundo a Érika, fica-se o tempo todo monitorando, saiu algo, imediatamente interage para fazer o processo voltar ao curso.
Lembre-se de ficar atenta aos e-mails do INPI e garanta a sua marca. Quando ela for garantida a você, terá um sentimento muito maior de propriedade, do contrário, estará correndo o risco de um dia alguém requerer tudo que você está construindo.
Vamos resumir? O que você ganha registrando a sua marca?
Essa seria uma boa pergunta para me fazer, concorda? Então vamos lá, alguns pontos que são pertinentes comentar:
Ponto 1 – Direito de Uso Exclusivo
Ponto 2 – Exclusividade no Segmento do Mercado
Ponto 3 – Gerar Processos de Danos Morais
Ponto 4 – Monetizar por Royalties
Registrar a sua marca é a única forma de proteger-se legalmente sobre qualquer outro que venha requerê-la um dia. Há criminosos nesta área. Eles rastreiam marcas que começam a ter visibilidade e registram-na antes de seus proprietários.
Segundo matéria do Diário do Comércio em 26 de Janeiro de 2019 (vê-se nos arquivos digitais do Diário), naquela época, mais de 80% dos MEI e Microempresários já possuíam sua logomarca, sem terem, nem ao menos, fazerem a consulta no site oficial do INPI.
No início do artigo mencionei que o Flávio Augusto perdeu o direito à marca que ele criou, foi um baque, mas ele se reergueu e fundou uma das maiores empresas voltadas para aprendizado da língua inglesa.
Mas tem mais nomes famosos que perderam a guerra por marcas que criaram!
Uma banda chamada Natiruts teve, inicialmente, o nome de Nativus. No entanto, outra banda já havia registrado, consequência, foram processados e ainda tiveram que mudar de nome.
Lembra do É o Tchan? Pois é, no início se chamava Gera Samba, mais um grupo que teve problemas e tiveram que mudar de nome.
Até a Victoria’s Secrets teve problemas, acredita?
Ela criou uma coleção de referência ao termo PINK e Thomas Pink, há muito tempo fazendo negócios na Europa e com a marca de seu produto PINK, não perdeu tempo. Processou a Victoria’s Secrets e o processo segue em justiça.
Ou seja, isso é sério em qualquer lugar do mundo. Portanto, vou fazer mais do que disponibilizar este artigo para você. Aqui abaixo tem o link para você acessar a área de Bônus do Ateliê dentro da Hotmart, sem pagar nem um centavo.
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Massss, antes comente: Você considera importante garantir o futuro da sua carreira vista como um negócio, registrando a sua marca? Comente aqui abaixo.